Jacareí promove II Manifesto pela Paz

17/05/2011 16:16

    O município de Jacareí está promovendo pelo segundo ano consecutivo o Manifesto pela Paz. O objetivo é difundir informações sobre combate e enfrentamento à violência, contanto com apoio da comunidade e de todos os segmentos públicos.
    Serão três dias de eventos com várias atividades, para todos os públicos e idades. A abertura será nesta quinta-feira (19), às 14h, com a oficina Jovens Unidos pela Paz. Este evento será voltado para jovens e adolescentes já inscritos e coordenado pelo grupo de Jovens Multiplicadores de Jacareí – que participam dos projetos municipais como Centro de Atendimento Integral ao Adolescente, Serviço de Atenção à Juventude e escolinhas de esportes.
    O tema discutido pelos jovens será a importância de interromper o ciclo de violência e construir uma cultura de paz (veja programação completa abaixo). As atividades ocorrem ainda para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio).
    Na sexta-feira (20), o seminário “Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente” contará com palestras da coordenadora do Núcleo de Justiça e Violência do Curso de Serviço Social da PUC–SP (Pontifícia Universidade Católica), profª Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira, e do estudioso de neurociências e técnicas complementares em saúde, dr. Georg Tuppy, que também é médico cardiologista em Araçatuba.
    Georg Tuppy irá abordar os “Efeitos Neurológicos do Abuso Infantil”. As palestras ocorrerão no auditório da Secretaria Municipal de Educação – rua Lamartine Delamare, 69, Centro.
    E no sábado (21), no Parque da Cidade, o II Manifesto pela Paz acontecerá das das 9h às 13h, com várias atividades culturais, recreativas e esportivas. As crianças também terão espaço e poderão se divertir na cama elástica e nos brinquedos infláveis da Caravana do Lazer.
    O evento visa ainda difundir que atitudes simples e pequenas ações no cotidiano ajudam a espalhar a cultura de paz. “Se há violência é preciso insistir na prevenção, sempre”, explicou Noeli Mendonça, conselheira tutelar e Membro do Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência (Comev).
    Durante toda a programação de sábado (21) haverá oficinas do Programa Escola da Família, massagem relaxante, pintura de rosto, escultura em bexigas, artesanato com materiais recicláveis e unhas artísticas. O II Manifesto pela Paz é promovido pela Prefeitura de Jacareí, Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência (Comev) e Conselho Tutelar.

 
Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

    18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, em razão do “caso Araceli”, que está completando 38 anos – os culpados nunca foram punidos pela barbárie cometida contra uma criança de apenas oito anos. O crime ocorreu em Vitória, capital do Espírito Santo, em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Crespo foi espancada, violentada e assassinada.
    “Mulheres, idosos, adolescentes e, principalmente crianças, continuam sendo vítimas de violência dentro de famílias desestruturadas, marcadas por machismo e preconceitos. A sociedade precisa se articular e denunciar para as autoridades”, afirma a secretária de Assistência Social, Vera Lino.
    Em Jacareí foi instituído no final de 2009 o Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência (Comev), formado por representantes de vários órgãos e instituições – prefeitura, serviços públicos de saúde, conselhos municipais, Diretoria de Ensino e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O órgão está notificando e denunciando situações de violência.
    O grupo se reúne todos os meses para acompanhar e levantar registros de violência contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos, além de promover ações mais integradas para seu enfrentamento. O resultado da ação integrada revelou dados de violência que antes não chegavam ao conhecimento das autoridades e que começaram a aparecer.
    Até o momento, em 2011, foram 62 notificações, contra 78 registradas o ano todo de 2010. Antes da criação do Comev os registros eram tímidos – apenas uma notificação em 2008, e 22 em 2009. “Isso não significa que houve aumento da violência familiar em Jacareí, mas sim estão aparecendo registros que podem levar a resultados, como o que terminou com a prisão de um homem que tinha um longo histórico de violência doméstica”, explicou a conselheira tutelar Noeli Mendonça.

 

Confira aqui a programação:

Convite II Manifesto UNIDOS PELA PAZ.pdf (1,1 MB)

 

Pastoral da Crisma - Paróquia Nossa Senhora da Santíssima Trindade - Jacareí - São Paulo - Brasil